SÍMBOLOS NACIONAIS :: SÍMBOLOS SENHORIAIS
s símbolos nacionais do Reino Insular da Normandia são :
  1. As Armas Nacionais;
  2. A Bandeira Nacional;
  3. O Hino Nacional Normando.

As Armas Nacionais, popularmente conhecidas como "brasão", é o principal símbolo normando, especificamente o escudo, que é a parte mais importante das Armas Nacionais.


     A descrição heráldica das Armas Nacionais do Reino Insular da Nova Normandia é:

e verde com três leões passantes, observantes e coroados de ouro, lampassados de vermelho, em pala; rematado ao escudo a coroa real normanda; como suportes, dois animais fantásticos formados por um tronco de cavalo de prata empinado, lampassado de azul, empalado cortado por um rabo de peixe torcido de azul; sotoposto ao escudo a cruz da insígnia da Venerável Ordem Agnus Dei na sua cor, carregada pela insígnia do grau grão colar da Ordem Karl III na sua cor.


     As explicações simbólicas das Armas Nacionais do Reino Insular da Nova Normandia são:

  • As cores nacionais são o ouro e o verde, cores oficiais da Nova Normandia, que por suas vêz são as cores da planta genista. Tal   planta era um dos símbolos da extinta dinastia Plantageneta, dos tempos medievais. Não fazemos reverência àquela antiga dinastia, apenas a citamos como fonte histórica ligada à vida das Ilhas do Canal de então.

  • Os três leões também fazem referência àquela extinta dinastia, porém, com alguns detalhes heráldicos que diferem dos leões das armas da Inglaterra. Os nossos leões tem coroas, as línguas são vermelhas e as unhas são de ouro. Para quem conhece a arte   heráldica, sabe que estes detalhes tormam os nossos leões 100% diferentes dos leões das armas inglesas.

  • Os suportes são da classe de animais heráldicos chamados de "fantásticos" mas estes em específico não possuem nome, mesmo que aparentemente dão a entender que seriam uma representação pitoresca do que seria um cavalo marinho. Acontece que na heráldica já existe um animal que lembra um cavalo marinho, da classe das bestas, chamado de "hipocampo", mas que tem alguns detalhes diferentes do desenho que nós usamos. Nosso animal é apenas a junção de um tronco de corpo de cavalo, símbolo da dinastia Markwardt, com rabo de animal marinho, representando a qualidade geográfica insular do arquipélago onde está situada a nossa nação. As cores prata e azul representam a dinastia Markwardt.

  • O monarca normando vem de uma dinastia régia micronacional germânica, a dinastia Hohenzollern e por isso a coroa que orna o escudo do brasão segue o padrão heráldico de coroa régia alemã.

  • A Ordem Karl III é a mais alta condecoração normanda e por isso é a escolhida pra ficar em evidência no brasão nacional.

 

Nossa bandeira tem as cores nacionais, o ouro e o verde, e tem por principal símbolo a chamada cruz nórdica. A cruz nórdica, ao contrário do que popularmente é falado, não é originária dos países nórdicos, apenas ela se tornou mais popular por lá, assim como a pizza e o macarrão, inventados pelos chineses, ficaram mais populares na Itália. O uso em bandeira da cruz no formato que hoje conhecemos como "nórdica" foi primeiramente adotada pelos cruzados europeus não originários das terras nórdicas.

A bandeira tem também a versão estandarte, muito util para algumas ocasiões.

 

Nosso hino faz parte da tradicional hinologia patriótica britânica. Seu nome é I vow to thee my country, que traduzido é literalmente Juro a ti, meu país, com texto de um poema criado no início dos anos de 1900 pelo diplomata Sir Ceil Spring Rice, que ele intitulou de "Urbus Dei" ("Cidade de Deus" ou "As duas pátrias"). O poema descrevia como um cristão deve sua lealdade tanto à sua terra natal quanto ao reino celestial. Em 1921 se tornou uma música quando o compositor Gustav Holst adaptou o texto sobre o movimento "Júpiter", uma parte da suíte "The Planets". Desde então houve algumas mudanças e adaptações e o hino se transformou como que hoje é conhecido. É um hino patriótico que ficou popular tanto na versão somente orquestrada quando também na cantada e hoje é considerado o sexto hino favorito dos britânicos.

Atualmente existem três estrofes, mas se popularizou cantar apenas a primeira e a última delas e esta também é a forma oficial do Hino Nacional Normando.

I vow to thee, my country
     Eu juro a ti, meu país
All earthly things above
     Todas as coisas terrenas acima
Entire and whole and perfect
     Inteiro e inteiramente e perfeito
The service of my love
     O serviço do meu amor

The love that asks no questions
     O amor que não faz perguntas
The love that stands the test
     O amor que resiste ao teste
That lays upon the altar
     Que deita sobre o altar
The dearest and the best
     O mais querido e o melhor

The love that never falters
     O amor que nunca vacila
The love that pays the price
     O amor que paga o preço
The love that makes undaunted
     O amor que faz destemido
The final sacrifice
     O sacrifício final

And there's another country
     E há outro país
I've heard of long ago
     já ouvi falar há muito tempo
Most dear to them that love her
     Mais querido por aqueles que a amam
Most great to them that know
     Muito maior para aqueles que sabem

We may not count her armies
     Não podemos contar seus exércitos
We may not see her King
     Podemos não ver seu Rei
Her fortress is a faithful heart
     Sua fortaleza é um coração fiel
Her pride is suffering
     Seu orgulho está sofrendo

And soul by soul a nd silently
     E alma por alma e silenciosamente
Her shining bounds increase
     Seus limites brilhantes aumentam
And her ways are ways of gentleness
     E seus caminhos são maneiras de gentileza
And all her paths are peace
     E todos os seus caminhos são paz

 

Ouça várias versões deste mesmo hino, tanto orquestradas quanto cantadas.

Versão só com Orquestra
Versão com Orquestra e coral
Versão com coral e flauta
Versão com coral e orquestra
Versão com coral feminino e orquestra
Versão com canto congregacional